A Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires realizou na tarde de quinta-feira, 28, uma fiscalização em locais que pudessem estar provocando o mau cheiro que foi sentido na cidade entre quarta e quinta-feira. Um dos locais fiscalizados, foi uma lavoura localizada em Linha Ponte Queimada. No local, foi utilizado biofertilizante, que pode ter sido o causador do mau cheiro.
O produtor rural foi orientado sobre o correto manuseio do biofertilizante, que necessita de cuidados para que o odor não avance para áreas urbanas.
Embora possa ter causado mau cheiro, o biofertilizante é indicado pela Secretaria do Meio Ambiente em detrimento aos fertilizantes de origem fóssil, pois eles trazem muitos benefícios ambientais. Neste caso específico, os fiscais orientaram a suspensão imediata do produto e notificou o produtor para que tome providências no sentido de avaliar a orientação dos ventos antes de aplicar novamente o produto. Além da área rural do município, os bairros Coronel Brito, Brígida e Morsch também foram fiscalizados.
Caso a população sinta novamente o mau cheiro na cidade e tenha informações de onde esse odor está vindo, pode entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires pelo whatsapp (51) 997911840.