A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil e da Receita Federal, interceptou, nesta quarta-feira (20), uma van escolar equipada com reboque, contendo diversas mercadorias importadas do Uruguai sem a devida regularização aduaneira.
A abordagem ocorreu na rodovia BR-473, próximo ao Aeroporto Internacional de Bagé/RS. O veículo habilitado para transporte escolar partiu de Aceguá com oito passageiros, além do motorista. O transporte seguia para Venâncio Aires/RS, onde residia os tripulantes do veículo.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Bagé para o registro, onde ficou esclarecido que as mercadorias foram adquiridas pelo motorista da van. Os demais passageiros foram contratados para simular a importação entre todos os tripulantes. Assim, em caso de fiscalização alfandegária, o valor dos produtos estaria dentro da quota estabelecida para isenção do imposto de importação para cada pessoa física.
Foram aprendidas 32 caixas contendo aparelhos de ar condicionado, além de bebidas importadas, sem a devida regularização tributária. O veículo utilizado para o transporte também foi apreendido. As mercadorias foram avaliadas em cerca de R$ 25 mil e os impostos foram estimados em R$ 13 mil. Em razão do valor dos tributos, o motorista foi liberado.