Quem procura por uma consulta oftalmológica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Tecla, se depara com uma surpresa negativa nos últimos tempos. Dois dos três oftalmologistas que fazem o atendimento no local estão em licença, um com licença prêmio e posterior aposentadoria e outro dispensado por licença interesse. Por isso, as 300 consultas mensais antes realizadas caíram pela metade, devido ao déficit de profissionais.
O secretário de saúde, Tiago Quintana, explica que já foram feitos dois processos seletivos para reposição destes profissionais, mas sem sucesso. Entre as saídas possíveis está a realização de um contrato emergencial, em que a tentativa é de convencer o profissional que está para se aposentar para que atenda por mais um tempo. Outra alternativa seria a compra de consultas médicas de uma clínica de Candelária (para onde moradores de Venâncio Aires se deslocam para também realizar consultas e procedimentos), através do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), para que atenda em Venâncio Aires.
E uma terceira alterativa elencada por Quintana, são as teleconsultas de oftalmologia (à distancia), oferecidas por uma empresa. No entanto, ainda não há propostas concretas e o valor é alto. Hoje, para agendar uma consulta com oftalmologista, as pessoas precisam colocar seus nomes em uma lista, na UBS Santa Tecla, e aguardar a chamada. No momento, segundo Quintana, a situação da fila é estável, no entanto, com o volume de atendimentos e os poucos profissionais, pode aumentar consideravelmente em pouco tempo.
Quintana afirma estar preocupado com a situação, já que com o tempo, tudo se encaminha para que o mercado tenha falta de diversos profissionais, como oftalmologistas, ginecologistas e pediatras. Para amenizar esse problema, é preciso pensar em novas alternativas, já que nos concursos e processos seletivos estas áreas sempre ficam sem inscritos.
Municípios da microrregião que têm Venâncio Aires como referência também sofrem com as modificações. Vale Verde, Mato Leitão e Passo do Sobrado tiveram redução de 10 para três consultas mensais com oftalmologistas.
Mutirão da catarata
Uma das boas notícias na oftalmologia é o mutirão da catarata que, em dezembro, vai estabilizar a fila do procedimento em Venâncio Aires. A ação começou em janeiro de 2022 e já atendeu 440 pessoas. Quintana ressalta a satisfação de conseguir efetivar o mutirão, já que o procedimento da cirurgia de catarata é um dos que mais impactam com o retorno da visão de forma rápida e eficaz