Falta menos de um mês para iniciar a 4ª Festa das Orquídeas, a 2ª Exposição Nacional e a 14ª Exposição Estadual de Orquídeas. Os eventos serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, na Seubv, no Centro de Mato Leitão. Na última sexta-feira, 10, a Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial (ACI) e o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) realizaram o lançamento oficial da programação.
A presidente da festa, Lizete Sebastiany, ressaltou o desejo de que o evento seja marcante para todos os envolvidos. “Somos a Cidade das Orquídeas com muito orgulho e a festa é de toda a comunidade. Convido todos a abraçarem a nossa festa.” Ela ainda reforçou que a atividade terá uma programação diversificada, oferecerá oportunidades para bons negócios serem realizados durante a feira comercial e disponibilizará uma gastronomia diversificada.
A presidente da ACI, Josemara Pinto, também enfatizou a beleza da festa, a união de diferentes grupos para realizá-la e a importância do evento para a realização e divulgação de negócios. Nesse mesmo sentido, o prefeito Carlos Bohn salientou que os eventos são uma oportunidade para mostrar as potencialidades de Mato Leitão.
Além disso, ele mencionou que o município, que ostenta o título de Cidade das Orquídeas, é reconhecido por promover a maior exposição de Laelia purpurata do Brasil. “Buscamos avançar em estrutura e contamos com o trabalho de muitas comissões. A festa é uma oportunidade das empresas, do comércio, dos prestadores de serviços e do setor primário mostrarem a sua força. A feira comercial é o momento em que o trabalho se veste de festa”, salientou.
Durante o evento de lançamento também ocorreu a apresentação do traje oficial do trio de soberanas da 4ª Festa das Orquídeas, a rainha Geovana Kist da Silva e as princesas Stefani Mahle e Tainá Eduarda Lermen. Os vestidos são assinados pela designer de moda de Venâncio Aires, Luana Sehn.
Orquídeas
De acordo com o presidente do Nova e vice-presidente da 4ª Festa das Orquídeas, Silvio Jaeger, todo o estado conhece o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado e quer que os integrantes da entidade estejam presentes em exposições realizadas em diferentes cidades. “Estamos trabalhando para realizar a maior exposição já feita aqui e quebrar o recorde de 1,2 mil plantas expostas”, projetou.
Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, realizada nesta segunda-feira, 13, Jaeger comentou que o Nova conseguiu estar presente em 80% das exposições realizadas no Rio Grande do Sul e ainda há três previstas para antes da Festa das Orquídeas, em dezembro. Além da participação com plantas e representantes da diretoria, as soberanas do evento também estiveram presentes nessas atividades.
Elas também realizam um extenso cronograma de divulgação em eventos na região e no estado. “Estamos trabalhando com afinco para trazer um bom número de orquidófilos e de público”, afirmou. Além da premiação para o orquidófilo mirim e para novos associados do Núcleo, haverá um destaque para a Laelia purpurata de primeira floração.
“Quando um associado busca uma muda nova, uma variedade que ainda não tem ou um melhoramento, ele está contribuindo para que as plantas tenham mais qualidade e mais visibilidade. Queremos reforçar isso, fazer com o que os nossos associados sempre busquem essa renovação, até porque a orquidofilia e a Laelia são muito dinâmicas”, explicou.
Horários das exposições
- A montagem das exposições de orquídeas começa na noite da quinta-feira, 7 de dezembro, e segue até o meio-dia da sexta-feira, 8. A partir das 13h da sexta inicia o julgamento das plantas. Uma inovação anunciada pela organização neste ano é a antecipação do início da visitação na sexta-feira.
- Tradicionalmente, as exposições eram abertas para a entrada do público às 17h. Desta vez, a visitação iniciará às 14h. Além disso, no domingo, último dia de programação, as pessoas terão uma hora a mais para conferir as plantas expostas no ginásio de esportes da Seubv, pois a atividade encerrará às 18h.
Saiba mais
• 20 é o número de espaços disponibilizados para a agricultura familiar. Desse total, 18 já estão reservados. O trabalho é liderado pelo escritório municipal da Emater.
• Os empreendimentos de Mato Leitão e de outros municípios podem fazer as reservas para a Feira Comercial e para a Praça de Alimentação com a tesoureira da ACI, Joseline Bitsch, no telefone 99181-7961.