Nesta terça-feira, 24, a Folha do Mate apresenta mais uma das nove candidatas que disputam os títulos de rainha e princesas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O cronograma de divulgação é realizado em ordem alfabética e este conteúdo integra a cobertura multimídia realizada em parceria com a Terra FM e os podcast Fala, aí gurias!
A sexta candidata a ser apresentada é Larissa Almeida Maciel, de 27 anos. Ela mora com o noivo, Angelo Luis Lord, há cerca de um ano, no bairro Bela Vista. Lara, como é carinhosamente conhecida, também já morou nos bairros Cidade Nova e Santa Tecla. Ela é filha de Luiz Fernando Goretz Maciel e Nadir Almeida Maciel.
Advogada graduada pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), Larissa trabalha no setor comercial da Rádio Terra FM e do jornal Folha do Mate. “Mesmo não sendo na minha área de formação, eu sou muito feliz”, relata. Além das tarefas da casa e do trabalho, o estudo é outra atividade muito presente na vida da jovem.
“É no meu cantinho dos estudos, como eu chamo, que tomo o primeiro chimarrão do dia, abaixo minha cabeça para estudar e me dedicar aos meus sonhos. É nesse lugar que estudo muito para o concurso da Fenachim também”, conta. Desde 2019, Larissa estipulou como meta acordar entre 4h30min e 5h para estudar para concursos. Um dos grandes objetivos é seguir carreira na área policial.
“Tenho uma admiração muito grande porque meu pai é policial. Carrego isso de muito tempo e é um sonho que eu ainda quero conquistar. Então, vou lutar para isso”, ressalta. Em meio à rotina corrida, a jovem gosta de aproveitar momentos de lazer ao lado do noivo, principalmente para tomar chimarrão, assistir séries e brincar com os cachorros de estimação do casal, o Tom e o Theodoro.
E a dedicação aos estudos não é de hoje. Larissa recorda que na infância também se empenhava para realizar as tarefas da escola. Essa também foi uma fase que aproveitou para brincar muito. Entre as diversões estavam o karaokê e dançar músicas da Xuxa e da Froribella. “Foi uma infância intensa e de muita brincadeira. Como eu morava perto da escola no bairro Cidade Nova, muitos amigos moravam nas redondezas e a gente aproveitava para jogar bola e brincar de roller”, relembra.
• Assista, no canal Terra Play, no YouTube, a entrevista com a candidata Larissa. O bate-papo foi conduzido por Luana Schweikart, Marina Mayer e Taís Fortes.
Participação
Em 2018, Larissa concorreu pela primeira no concurso da Fenachim e relata que se permitiu participar novamente porque esse é um objetivo que permanece sendo muito importante. “Ser soberana da Fenachim é um sonho que eu carrego há muito tempo. Ele vem de lembranças de infância e de memórias de bons momentos que eu vivi na festa”, destaca.
A jovem ainda comenta que nos últimos cinco anos amadureceu bastante e isso contribuiu para a decisão de concorrer pela segunda vez. “Foi muito boa a experiência e, com certeza, contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Por essa razão, me permiti tentar mais uma vez. Amadureci muito, carrego mais conhecimento sobre o nosso município e tenho mais contato com a nossa comunidade.” Ela também explica que busca aproveitar cada etapa do concurso e encerrá-las com leveza, sempre gerenciando a ansiedade.
A jovem ainda salienta que uma soberana precisa ser humilde, carismática, empática e ter conhecimento sobre o município. “A humildade é importante para tudo na vida e sempre que fazemos algo com ela portas se abrem. Ser carismática vai muito além de colocar um sorriso no rosto para receber as pessoas. Acredito que é necessário transmitir alegria de uma forma sincera e simples, além de tratar a todos com igualidade.”
“O desejo de participar do concurso surgiu, principalmente, a partir do momento que eu compreendi qual é o papel de uma soberana, que vai muito além da faixa, do vestido e da coroa. Por trás disso existem muitas responsabilidades, como representar toda uma cidade, um povo, uma cultura e uma história.”
LARISSA ALMEIDA MACIEL – Candidata a soberana da 17ª Fenachim
Cronograma
- Na edição de quinta-feira, 26, será a vez da apresentação da sétima candidata Marina Batista Reichenbach.