Representando as indústrias dos municípios da região do Vale do Taquari, o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou as principais demandas das empresas da região ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, no último dia 10. O encontro ocorreu na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. Em seguida, Alckmin recebeu um ofício conjunto dos municípios mais afetados pelo ciclone extratropical: Muçum, Roca Sales e Encantado.
Na ocasião, Piccinini pediu ao presidente em exercício medidas humanitárias emergenciais por parte do Governo Federal e, agradeceu o acolhimento e apoio da União desde a catástrofe. “Agradecemos as medidas anunciadas e adotadas pelo governo, mas também precisamos do reestabelecimento das atividades econômicas locais, pois é fundamental a manutenção da renda e do emprego para a reconstrução dos municípios e das comunidades afetadas”.
Ele também lembrou a relevância que o Vale do Taquari tem na geração de impostos e de riqueza. “Nossa região tem como característica o desenvolvimento, mas precisamos da ajuda do governo federal para nos reerguermos e por isso, especificamos algumas medidas essenciais neste momento”.
Entre as demandas apresentadas, o gestor da Dália citou algumas medidas urgentes descritas em ofício conjunto, como abertura de linhas de créditos especiais de longo prazo para recuperação das indústrias afetadas, suspensão da exigibilidade de tributos federais sem encargos de multas, antecipação de pegamentos e precatórios devida pela União entre outras medidas de extrema importância para a região superar o maior desastre climático do estado do RS.
Fonte: AI Dália Alimentos