Embora a tristeza pelos estragos causados na enchente do rio Taquari assole a localidade de Vila Mariante, uma grande onda de solidariedade mobiliza a comunidade de Venâncio Aires com a doação de roupas, alimentos, itens de higiene e limpeza e móveis. Além disso, as ações solidárias são vistas também diretamente na localidade, no resgate e suporte às famílias atingidas e equipes que trabalham há dois dias no local.
Na manhã desta quarta-feira, 6, o repórter Leonardo Pereira conversou com Cassiano Silva da Rosa, de 31 anos, conhecido por Cacá. Ele é morador de Vila Mariante desde que nasceu e auxilia nos resgates das famílias que ficaram ilhadas por conta da cheia do rio Taquari. Somente na parte da manhã, o morador auxiliou na retirada de cerca de 10 famílias. “Eu me criei nessa vila, acompanhei todas as judiarias em todas as enchentes e sei a dor do povo. Ajudo de coração”, afirma.
A casa onde Cacá mora com a família também foi atingida pela enchente. “Na minha casa eu perdi praticamente tudo, despregou as paredes, mas graças a Deus estou firme e forte ajudando o pessoal como sempre fiz”, relata.
Leia mais:
Veja como auxiliar as famílias atingidas com doações
Suporte
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 6, o prefeito Jarbas da Rosa destacou que agora o trabalho é de acolhida e suporte às famílias atingidas com mantimentos, tanto para os acolhidos no ginásio de Linha Mangueirão, quanto para quem está em casa, mas sem conseguir sair. “Temos que levar mantimentos para essas pessoas, tem muitos lugares sem acesso”, comenta o prefeito.
Ele destacou que a correnteza é o que dificulta o acesso e resgate das famílias. “Cinco barcos viraram ontem, com resgates feitos por helicópteros. Esperamos que até amanhã tenha uma baixa importante no nível da água para podermos entrar com caminhões e máquinas”, afirma.