O trabalho de remoção das vítimas da enchente do rio Taquari no distrito de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, segue de forma intensa, nesta quarta-feira, 6. Desde a terça-feira, já são mais de 200 pessoas retiradas de casa.
Entretanto, de acordo com a vice-prefeita Izaura Landim, mais de cem pessoas ainda aguardam para serem removidas, com o uso de embarcações ou helicópteros. “Nessa lista há crianças e idosos também. A prioridade está sendo por quem mais corre risco de vida”, explica. Bombeiros, integrantes da Defesa Civil, Brigada Militar, servidores da Prefeitura e diversos voluntários estão atuando no resgate. Os moradores estão sendo levados para o ginásio de Linha Mangueirão.
“Foi destruidor o que aconteceu com essa comunidade. Ainda não temos a real noção do que aconteceu. Pedimos auxílio ao Exército para retirar essas famílias”, destaca Izaura.
Como ajudar as vítimas da enchente
O que doar: água, alimentos, roupas, cobertas, calçados, móveis, eletrodomésticos e itens de higiene e limpeza. Também são pedidos brinquedos para as crianças.
Onde doar: Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na rua General Osório, 1430. Sede do jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM, na rua Visconde do Rio Branco, 600, também é ponto de coleta de doações. As doações também podem ser entregues no Pavilhão de Artesanato, no Parque do Chimarrão.
Doações por pix: A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) lidera uma campanha de doações via pix, pela chave CNPJ 87.334.496/0001-18. Serão comprados água potável, leite e materiais de higiene e limpeza.