Setembro começa com instabilidade e Venâncio pode chegar a 230 milímetros de chuva em 10 dias

O mês que marca a transição do inverno para a primavera e que geralmente é o mais chuvoso no sul do Brasil, promete muita precipitação já nos primeiros dias na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, os primeiros dias de setembro também serão de chuva. Conforme informações do Climatempo, de 1º a 10 de setembro, o acumulado pode passar de 230 milímetros nesse período, sendo que o maior volume deve ser registrado segunda, 4, quando a previsão aponta para até 100 milímetros.

O coordenador da Defesa Civil de Venâncio, Luciano Teixeira, informa que tem sido feito o monitoramento junto com a Sala de Situação da Defesa Civil do Estado. “Como estamos numa transição de estação, não podemos descartar situações pontuais. A preocupação é com a quantidade de chuva, podendo ter transtornos em cheia. Então temos que acompanhar os níveis das cabeceiras em outros municípios, para saber a quantidade que se desloca até aqui. Estamos de prontidão. A equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) está de sobreaviso e temos a parceria com os Bombeiros”, destacou Teixeira, durante entrevista no programa Folha 105 1ª Edição, da Terra FM 105.1, hoje.

Para situações de emergência, é possível contatar a Defesa Civil do município pelo 93505-5953 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, até a próxima segunda-feira, 4, alguns pontos do Rio Grande do Sul podem superar 300 milímetros de chuva. Para este sábado, 2, com a persistência do fluxo de umidade e da baixa pressão, as instabilidades continuam atuando sobre as regiões Metropolitana, das Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Central, Vales e Litoral Norte, com chance de temporais isolados acompanhados de chuva moderada a forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os acumulados nessas áreas devem ficar entre 30 e 45 mm/dia. Ainda, não se descarta rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, durante os temporais.

*Com informações Defesa Civil RS e Climatempo.

Últimas notícias

Podcasts