Desde esta quarta-feira, 23, a Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra) tem recebido avisos sobre lavouras de tabaco atingidas pela chuva de granizo, que aconteceu ontem em Venâncio Aires. Segundo o coordenador do departamento de supervisão técnica da microrregião de Venâncio, André Fagundes, até a tarde desta quinta-feira, 24, haviam chegado à entidade 525 chamados feitos por produtores rurais dos municípios atendidos.
Desse total, cerca de 450 são de produtores da Capital do Chimarrão. Além disso, há notificações de Vale Verde e General Câmara e, em menor quantidade, de Taquari e Bom Retiro do Sul. Grande parte desses avisos foram recebidos ontem, mas também há registros de hoje.
As localidades de Linha Cerro dos Bois, Linha Tangerinas, Vila Arlindo, Vila Estância Nova, Linha Picada Nova, Linha Picada Mariante, Travessão Mariante, Linha Chafariz, Linha Mangueirão e Linha Ponte Queimada foram as mais atingidas em Venâncio. Hoje também aconteceram chamados de Linha Isabel e Linha Saraiva.
“Nesse momento, temos 14 veículos trabalhando na microrregião atendendo aos produtores e estamos providenciando o remanejamento de mais pessoal para ajudar. Produtores que nos acionaram podem ficar tranquilos, é só aguardar em casa. Se precisarem fazer a colheita das lavouras antes da vistoria, tem que deixar as carreiras de amostra com o objetivo de preservá-las para avaliação”, explica.
Fagundes também informa que quem não fez a contratação ou não inseriu lavouras no seguro pode fazer isso até 31 de outubro. Em caso de dúvida o produtor rural pode entrar em contato com o orientador agrícola ou com a Afubra.