A Capital do Chimarrão passa a ter um título importante para a produção de origem animal. Isso porque a Casa do Mel Schwendler é a primeira agroindústria a obter o Selo Arte, uma certificação que permite a venda a nível nacional. Com isso, o município se torna o 6º do Rio Grande do Sul a obter a autorização e o 2º do estado na categoria do mel.
A partir desta terça-feira, 22, os produtos da Casa do Mel Schwendler passarão a ser embalados com o selo. O empreendedor Edson Schwendler, da terceira geração da família de produtores de mel, tem mais de 250 colmeias e espera chegar a oito mil quilos do produto na atual safra. Com a certificação nacional, ele projeta aumentar a venda.
“Agradecemos a Administração Municipal por possibilitar o selo e permitir a comercialização em todo o país. Eu, que já participei três vezes na feira de Brasília, percebi que era uma necessidade ter um selo que autorizasse a venda em escala nacional. Agora, acredito que vai aumentar a minha venda e, se tudo der certo, aumentar as propriedades parceiras.”
Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, a certificação mostra a alta qualidade do produto que é feito no município. “O Edson passa a ser referência em todo o Rio Grande do Sul pelo mel que a agroindústria dele produz. Isso mostra que os nossos empreendimentos familiares estão preparados e aptos a levarem o seu produto para além do território gaúcho.”
O Setor de Inspeção Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, trabalha para o credenciamento do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A certificação permitirá as pequenas e as grandes empresas comercializarem o produto em todo o território nacional.
Fonte: AI Prefeitura