Venâncio Aires está na lista de 23 cidades contempladas pelo Governo do Estado com novos projetos populares. A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, durante solenidade realizada em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira, 21.
A Capital do Chimarrão foi contemplada com 52 casas por meio do programa estadual ‘A Casa é Sua’. A vice-prefeita Izaura Landim e o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, acompanharam o ato. No total, serão destinados R$ 101,5 milhões para habitação e regularização fundiária no Rio Grande do Sul.
Os imóveis serão construídos no bairro Battisti e serão destinados a pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A Prefeitura vai ser responsável por uma contrapartida de, pelo menos, 30% do valor repassado pelo Governo do Estado para cada residência. Ssegundo Izaura, esse valor corresponde a, no mínimo, R$ 24 mil por unidade habitacional. “Além dos recursos financeiros, também vamos disponibilizar a área e a infraestrutura básica para a construção das casas”, acrescenta a vice-prefeita.
O projeto é destinado à população de baixa renda que resida na área urbana do município. Ao atenderem os critérios estabelecidos pelo programa – que são residir no município, não ter sido beneficiado em outro programa habitacional, não ser proprietário de imóvel rural ou urbano e não ter renda familiar superior a três salários mínimos – as pessoas podem fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, localizada na rua General Osório, 1430.
Os 23 municípios contemplados pelo Estado nesta etapa do programa ‘A Casa é Sua’ são Alegrete, Camaquã, Campo Bom, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Farroupilha, Ijuí, Montenegro, Parobé, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, Taquara, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.
Fonte: AI Prefeitura