O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, iniciou a contratação de empresa para a elaboração de projetos e realização das reformas e modernizações para a barragem e a eclusa de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do Rio Taquari. O investimento total é de aproximadamente R$ 80,7 milhões e os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de 37 meses, incluindo as etapas de projeto executivo e de execução das obras previstas nos dois empreendimentos.
O secretário de comunicação institucional da secretaria de comunicação da presidência da república, Maneco Hassen ajudou na conquista em parceria com o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto. “É uma ótima notícia e uma grande conquista para Bom Retiro do Sul. Fizemos diversas reuniões aqui em Brasília. A hidrovia vai ajudar no desenvolvimento de todo o Vale do Taquari, através do Rio Taquari. A evolução do transporte hidroviário dará agilidade para o deslocamento da nossa produção agrícola e também vai contribuir com o turismo e a sustentabilidade”, ressaltou.
A eclusa da barragem de Bom Retiro do Sul tem o segundo maior movimento no âmbito do DNIT/RS, com volume de tráfego superior a 800 embarcações anuais. Com a reforma, espera-se otimizar a navegação entre o Porto de Estrela, no Vale do Taquari, e o Porto de Rio Grande. Além disso, embarcações com 2, 8 mil toneladas de carga poderão fazer a transposição do desnível introduzido pelo barramento em situação de estiagem na região Sul e na migração.
O edital está disponível desde o dia 19, podendo ser retirado presencialmente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua Siqueira Campos, 664, no Centro de Porto Alegre. O documento também pode ser conferido on-line, pelo site do Governo Federal. A abertura das propostas está prevista para o dia 21 de setembro, às 14h.
Próximos passos
O Governo Federal tem o objetivo de recuperar e modernizar todas as barragens – e suas respectivas eclusas – sob a responsabilidade do DNIT nos rios Taquari e Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul. Além do edital referente a Bom Retiro do Sul, também estão previstas licitações para as barragens/eclusas de Amarópolis, Fandango e Anel de Dom Marco, as quais serão divulgadas em breve.