O Inverno começa nesta quarta-feira, dia 21. Com a chegada do frio, aumenta a utilização de lareiras, fogões a lenha, aquecedores e até mesmo lençóis térmicos. Porém, é preciso ter cuidados com esses dispositivos, que podem causar acidentes, como pequenas queimaduras, incêndios e, em casos graves, até morte.
Lareias e fogões a lenha devem ser instalados em um local seguro, longe de cortinas e materiais inflamáveis. Também é necessário fazer a manutenção das chaminés, que acumulam fuligem e diminuem a saída da fumaça. Além disso, nunca deixar lenha queimando sem a presença de um adulto.
Outro dispositivo que exige cuidado é a lareira ecológica. Ela precisa ser certificada pelo fabricante. Como ela utiliza bioetanol para criar fogo, é preciso ter cuidado com o líquido. Nunca reabasteça a lareira enquanto ela estiver acesa. O ideal é aguardar que o fogo esteja apagado para reabastecer.
No caso de aquecedores elétricos, é preciso cuidar com a sobrecarga, que pode gerar um curto circuito. Também é preciso manter a renovação do ar no ambiente. Em caso de incêndio ou curto circuito em aparelhos elétricos, nunca jogue água no mesmo.
Em casos de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193.