Mais de 100 profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) atuaram, na manhã desta sexta-feira, 16, para a desobstrução das vias interditadas em razão da chuva registrada nas últimas 36 horas. As estradas das localidades de Linha Leonor e Santana foram liberadas para tráfego. Já os trechos de Linha Brasil a Deodoro, Sexto Regimento a Duvidosa e a ponte da divisa de Venâncio Aires ao município de Sério seguem interditadas por tempo indeterminado e exigem atenção. Outras localidades como Estância Nova, Julieta, Alto Sampaio, Sapé – em direção a Marechal Floriano – e Hansel – próximo a Vila Arlindo – apresentam pontos de alagamento.
As equipes da Sisp atuam na retirada de galhos e de lama, que cobrem as vias e interrompem o fluxo de água dos canos e dos bueiros. Todas as capatazias do município estão mobilizadas com máquinas para auxiliar na desobstrução. Em paralelo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham, desde a noite desta quinta-feira, 15, no auxílio às famílias atingidas pelos transtornos causados pela chuva. Até o momento, 11 pessoas foram removidas para locais seguros.
Em algumas regiões de Venâncio Aires, o acúmulo de chuva chegou a 260 milímetros. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, há redução no nível de água nas localidades. Entretanto, agora, a atenção também é concentrada para Vila Mariante, em virtude do escoamento do volume hídrico do Arroio Castelhano para o Rio Taquari.
O prefeito Jarbas da Rosa emitiu decreto de emergência. Os moradores que precisam de ajuda podem entrar em contato por meio do telefone 193 ou pelo WhatsApp da Defesa Civil (51) 93505-5953.
Fonte: AI Prefeitura