Luís Fernando Rodrigues, 60 anos, é o novo diretor-executivo do Instituto Escola do Chimarrão. Ele assumiu o cargo após a morte de Pedro Schwengber, que faleceu dia 30 de maio, aos 71 anos. A definição ocorreu na noite de ontem, durante reunião da diretoria da entidade.
Rodrigues, que já integra a equipe da Escola do Chimarrão há 10 anos, é casado com a filha mais velha de Pedrão, a Rosiléia. Ele é aposentado da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), desde 2012. Como servidor público, encerrou a carreira como diretor da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas(Pasc). Também por 10 anos atuou como militar do Exército.
Em entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, nesta quarta-feira, 14, Rodrigues falou da nova missão. “Nos últimos 10 anos acompanho diretamente a escola, participando de eventos, fazendo palestras, viajando. Fico contente em estar recebendo essa indicação, mas triste por outro lado, por estar assumindo na vaga do Pedrão, meu sogro, um amigão. É um misto de emoções, mas o projeto não pode parar pela importância que tem para a nossa cultura, para Venâncio e para nosso estado. Estamos dispostos a enfrentar esse grande desafio”, disse o novo diretor-executivo.
Secretária-executiva
A secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore, disse que o momento ainda é de consternação, mas também de um novo ciclo. “Estamos muito sentidos pelo passamento do Pedro, mas iniciamos um novo ciclo sem o Pedrão, cujo carisma e alegria nos eventos serão insubstituíveis. A nossa decisão é seguir em frente com a Escola Chimarrão itinerante também porque estamos recebendo muito incentivo e pedidos pela continuidade do trabalho que o Pedro vinha realizando com tanto amor e carinho. E estamos unidos em torno deste objetivo e ideal de continuar divulgando o chimarrão e Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão”, disse Rejane, que era prima de Pedrão.