Por Juliana Bencke/Folha do Mate
A próxima terça-feira, 13, será dedicada a debater direitos das pessoas com deficiência, desafios e áreas prioritárias para a implementação de políticas públicas. A 5ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência de Venâncio Aires ocorre no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores, a partir das 13h. A programação tem como tema ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Alexandro Hertz, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, participaram do programa Terra em Uma Hora desta quarta-feira, 7.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), Alexandro Hertz, os participantes serão divididos em grupos para debater sobre os cinco eixos temáticos. A partir disso, serão definidas as propostas de trabalho levadas para a conferência estadual. “Serão eleitos quatro delegados, para representar Venâncio Aires: dois do Poder Público e dois da sociedade civil”, explica.
Hertz reforça a importância de pessoas com deficiência e demais interessados no assunto participarem da atividade, a fim de discutir as demandas e reivindicar os direitos, em busca de políticas públicas. “Temos que ser protagonistas na sociedade, ir atrás do que precisamos, dos nossos direitos, não nos acomodar”, incentiva ele, que é deficiente visual. A última edição da conferência municipal ocorreu em 2018.
Programação:
13h – Credenciamento
13h30min – Abertura e apresentação artística dos estudantes da escola da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires
14h – Palestra com Valdair Silva, integrante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência
14h45min – Intervalo
15h- Grupos de trabalho para debate dos eixos temáticos
15h45min- Votação das propostas
16h30min- Eleição dos delegados
17h- Encerramento
Eixos temáticos da conferência
• Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência
• Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas
• Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência
• Direito e acessibilidade
• Desafios para comunicação universal