EM ÁUDIO: Pediatra orienta sobre casos de Influenza em crianças

Diante do aumento de casos de gripe e outras doenças respiratórias nas crianças, a pediatra Vivian Wünderlich participou do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, nesta segunda-feira, 5, para alertar sobre os sintomas decorrentes das doenças. De acordo com a profissional, os casos em alta não surpreendem os pediatras, pois no inverno é comum o surgimento desses tipos de problemas de saúde.

Na sexta-feira, 2, a Prefeitura de Venâncio Aires já havia alertado sobre as ocorrências da doença. De 23 de maio a 2 de junho, foram seis crianças, com idade entre 9 meses e 6 anos, hospitalizadas em razão do vírus da Influenza. Desde o início do mês de abril foram registrados 104 casos de Influenza A e 155 de B em Venâncio Aires.

Nariz escorrendo, dor de cabeça associada e, principalmente, dor no corpo, sintomas de um resfriado comum, mas que podem indicar também diagnóstico de Influenza nos pequenos. “A gripe cursa muito com o que a gente chama de miosite, que é a inflamação do músculo”, explicou. Além disso, a criança com Influenza tem febre alta (39,5 graus), que dá o tempo de efeito do remédio e volta. O tratamento para a doença dura em torno de sete dias.

Como forma de proteção e também para evitar o agravamento dos casos, Vivian salientou que é preciso realizar, com frequência, a higiene das mãos. “Vivemos uma epidemia e batemos nessa tecla”, completou. Afinal, são as mãos a principal via de contato direto com as crianças, seja na escolinha ou em casa.

Ela ainda reforçou que, caso não seja possível fazer o teste da Influenza, os pais tentem isolar a criança para que não tenham contato com outros vírus e até mesmo para que não contamine outras crianças. Também é necessário redobrar o cuidado quando o paciente faz mais de dois quadros de infecção juntos, por exemplo Covid-19 e Influenza, associadas com patologia de bases, para que não evolua e apresente gravidade.

Sinais de alerta

Quando a criança começa a respirar de maneira ofegante (respiração rápida) é hora dos pais acenderem o alerta e agir. “Esse é o momento de pensar que a criança pode estar evoluindo para algum quadro pulmonar e precisam buscar ajuda”, ressaltou. No quadro da gripe, o pulmão fica muito afetado, as crianças ficam cansadas, e se nota esforço para respirar.

Para evitar o contágio da Influenza ou até mesmo o agravamento da doença, a pediatra indica a vacinação contra a gripe. “As crianças são consideradas público-alvo porque ainda não tiveram contato com as cepas”, disse ao afirmar que é realizado um estudo com as variações da doença antes da fabricação da vacina.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires, as unidades de saúde do município têm registrado baixa na aplicação de vacinas contra a gripe em crianças. Até o momento, apenas 21,5% do público infantil recebeu a dose. O imunizante protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza, A-H1N1, A-H3N2 e B.
A vacina segue disponível nas unidades de saúde. O Posto Central tem atendimento estendido até as 19h, nas segundas, quartas e sextas-feiras. É importante apresentar cartão de vacinação e documento de identificação.

Dicas

• Durante a entrevista para a Terra FM, a pediatra deu dicas de como aumentar a imunidade das crianças no inverno. “Me parece, esse ano, que a coisa foi mais precoce mesmo”, disse ao se referir aos casos de bronquiolite iniciados em fevereiro, quando o normal é eles iniciarem em março.

• Entre as indicações para fortalecer a imunidade dos pequenos está o sono e a alimentação. Dormir de 10h a 12h por dia e cortar o uso das telas na noite anterior é um dos pontos destacados pela profissional. “Como a gente vai querer que nossos pequenos tenham uma saúde adequada, um dia bom, se estamos deixando eles no telefone na noite anterior?”, refletiu.

• Além disso, ela comentou que a criança espelha a forma que está sendo nutrida, por isso da importância de uma alimentação saudável. “Se a gente é o que a gente come, as crianças também são”, finalizou.

Últimas notícias

Podcasts