O pronto atendimento (plantão) pediátrico no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) está confirmado e será tanto para consultas via Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para convênios Unimed. A decisão ocorre após reuniões realizadas nos últimos dias e que tiveram como principais preocupações o aporte de recursos e a dificuldade na contratação de pediatras. “A Prefeitura vai aportar um valor, a Unimed vai aportar um valor e o hospital vai aportar um valor e nós vamos abrir um plantão pediátrico no hospital. Neste momento, estamos formatando qual vai ser o modelo desse plantão e compondo a escala para ver se a gente consegue iniciar o quanto antes”, relatou o administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira.
Desde julho de 2022, quando o hospital anunciou a suspensão das consultas pediátricas de particulares e convênios, a questão tem gerado muitas reclamações da comunidade e até motivou, recentemente, uma ação da Defensoria Pública. O argumento, no ano passado, era a falta de profissionais para suprir a demanda, já que os mesmos atendiam partos, urgência e emergência do plantão do SUS e acompanhavam crianças internadas– serviços, aliás, que seguiram normalmente.
Agora, para possibilitar a implementação do plantão pediátrico SUS para consultas, a Prefeitura deve fazer um aditivo dentro do atual contrato que tem com o hospital. No entanto, segundo o prefeito Jarbas da Rosa, os valores ainda não estão fechados. “Estamos compondo a montagem desse plantão tanto para SUS, por isso o nosso aporte, quanto para convênios. Sempre fomos interessados e evoluímos muitos nos últimos 10 dias, compondo com todas as partes interessadas, com Unimed e hospital. Com certeza vai ser um grande diferencial na melhora do atendimento”, comemorou Jarbas. Ainda não há uma data para o início do plantão, pois são necessárias obras para garantir maior espaço e conforto no atendimento das pessoas. A expectativa do hospital é que isso aconteça em duas ou três semanas, condicionado, também, à contratação dos profissionais.
Convênios
A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo informou, via assessoria de imprensa, que o serviço para convênios será gerido pelo HSSM. Conforme a cooperativa médica de planos de saúde, nos próximos dias serão informados mais detalhes sobre o serviço, como horário de atendimento diário. A Unimed adiantou que a dinâmica de atendimento dos convênios no HSSM será a mesma que ocorre em Lajeado atualmente e o PA Pediátrico em Venâncio Aires será exclusivo para casos de urgência e emergência. “Para todos os casos que não se enquadrarem em situações de urgência e emergência, ou seja, os eletivos, a orientação é para que os pais sigam buscando os consultórios dos médicos cooperados que já cuidam da saúde da criança ou do adolescente. São situações de febre baixa com menos de 72 horas, sintomas gripais leves e mal-estares em geral. Nestes casos, o atendimento no consultório é a melhor alternativa.”
Processo seletivo para médicos
Em paralelo ao novo serviço no HSSM, a Unimed está com um processo seletivo aberto, até 30 de junho, para 61 novos médicos cooperados trabalharem na região. Na seleção, estão contempladas nove vagas de médicos exclusivamente para Venâncio Aires, sendo duas de pediatra. O edital está disponível no site unimedvtrp.com.br e o processo seletivo será conduzido pela Fundatec.