Desde abril deste ano, o movimento da União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) está sendo retomado nas escolas. Cada educandário está criando ou reativando seu Grêmio Estudantil, para que a entidade volte a ser ativa. O primeiro encontro da Uesva ocorreu em abril e dois eventos já estão confirmados para 2023.
Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora da quinta-feira, 25, o assessor da Uesva, André Henckes, destacou que a entidade vai realizar dois eventos iniciais. O primeiro está agendado para o dia 26 de junho, quando será realizada a Caminhada da Paz. A ação terá início às 8h30min, em frente ao quartel da Brigada Militar de Venâncio Aires, quando os estudantes vão ler uma carta manifestando agradecimento e reconhecimento pelos trabalhos dos profissionais. Em seguida, será dado um abraço simbólico na sede da companhia e a caminhada segue até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
Outro evento já confirmado é o Encontro Regional de Grêmios Estudantis, que será no dia 9 de agosto. Mais de 80 Grêmios Estudantis de todas as escoas de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) vão se reunir no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul. O dia será destinado a atividades de formação e valorização do protagonismo dos Grêmios Estudantis.
Henckes destaca a importância de exercer a liderança positiva ainda na escola, e que o Grêmio Estudantil de cada educandário é esta ferramenta. “É aquele estudante que tem boas notas, uma boa relação com colegas e professores e ainda contribui para melhorar o ambiente da escola”, afirma.