Em nota oficial, divulgada na noite desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Venâncio Aires informou que corrobora com a manifestação extrajudicial da Defensoria Pública para a reativação do plantão pediátrico junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O assunto foi levantado hoje, após entrevista da defensora pública Luciana Artus Schneider, ao programa Terra em Uma Hora da rádio Terra FM.
No comunicado, a Administração Municipal ressaltou que esse é um assunto que preocupa o Governo Municipal há meses e pauta, inclusive, diversas reuniões e movimentos junto à direção da casa de saúde, da Unimed e do corpo clínico do HSSM. “O Município de Venâncio Aires volta a afirmar que não é por falta de recursos financeiros ou de interesse nosso que o serviço foi desativado junto ao hospital”, salienta nota.
Confira a nota oficial emitida pela Prefeitura na íntegra:
“A Administração Municipal corrobora com a manifestação extrajudicial da defensora pública para reativação do plantão pediátrico junto ao Hospital São Sebastião Mártir.
Esse é um assunto que preocupa o governo municipal há meses e pauta, inclusive, de sucessivas reuniões e movimentos junto à direção hospitalar, Unimed e corpo clínico.
O Município de Venâncio Aires volta a afirmar que não é por falta de recursos financeiros ou de interesse nosso que o serviço foi desativado junto ao hospital.
Além de permitir que plantonistas pediátricos do SUS atendessem pela Unimed, a Prefeitura ofereceu aporte financeiro para implantação de plantão pediátrico junto à UPA e ainda não recebeu retorno da oferta por parte do hospital.
Enquanto levamos em consideração a falta generalizada de profissionais pediatras no mercado e as dificuldades em fechar escalas, entendemos que os profissionais hoje habilitados junto ao HSSM devem atender a todos os casos pediátricos que surgirem.
Por fim, a manifestação da representante da Defensoria Pública nos motiva a ampliar o debate para além do âmbito administrativo. Não estamos mais sozinhos na busca por uma solução para essa situação.”