Após a contabilização de quase 300 notificações emitidas pela existência de vegetação alta, a empresa Terra Ciclo, terceirizada pela Prefeitura, executa os trabalhos de limpeza de terrenos. Até o momento, nove áreas verdes passaram por roçada. Os espaços estão localizados nos bairros Aviação, Brígida, Coronel Brito, Morsch, São Francisco Xavier, Santa Tecla e Xangrilá.
Agora, de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, as atividades serão concentradas nas áreas particulares notificadas pela fiscalização. Um cronograma de atuação foi estabelecido, e os trabalhos foram iniciados na última quarta-feira, 17. A expectativa é de que o serviço de roçada se estenda pelos próximos meses.
Lehmen também explicou que além de contribuir para uma cidade mais limpa, as ações têm por objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Peço a colaboração da população e dos donos de terrenos para que mantenham os locais limpos. A situação prejudica o visual da nossa cidade que é tão bonita.”
Após a emissão da notificação, o cidadão poderá fazer a limpeza do terreno no prazo máximo de 15 dias. Caso contrário, a empresa terceirizada fará o serviço de roçada no local. Com isso, o cidadão terá de pagar a multa e o valor do trabalho realizado na área, que será cobrado com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A multa varia conforme a metragem do terreno. O valor mínimo da penalidade é de R$ 716,56. A advertência é válida pelo período de um ano, podendo dobrar o preço quando houver reincidência. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (51) 9 9791-1840 ou pelo telefone (51) 2183-0738. (Fonte: AI Prefeitura)