Quase R$ 800 mil estão sendo investidos pelo município de Venâncio Aires na instalação de subestações de energia em oito escolas da rede municipal. Nesta primeira etapa, serão sete educandários de Ensino Fundamental e um de Educação Infantil, que recebem cada um, a instalação de um transformador de energia próprio. “Com isso, garantimos mais conforto e segurança aos alunos e profissionais da educação, principalmente, nos dias mais quentes. As escolas municipais estão equipadas com diversos equipamentos elétricos como splits nas salas de aula e demais ambientes, fornos, câmeras frias, freezers, computadores entre outros, que exigem mais capacidade da rede elétrica”, destaca o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique.
A empresa Líder Engenharia Ltda é contratada para os trabalhos que contam também com apoio das equipes de eletrificação da Prefeitura. São subestações com um transformador trifásico de 112,5 Kilovate Ampére (KVA), novos postes, construção de muretas, medição e cabeamento novos, contemplados nos projetos para as oito escolas que resultam em investimentos de R$ 793.218,64. Recebem os projetos as escolas municipais de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer, Benno Breunig, Dois Irmãos, Cidade Nova, Alfredo Scherer, Duarte de Macedo, Otto Brands e a escola municipal de Educação Infantil Bela Vista.
Para a diretora da escola Odila Rosa Scherer, Márcia Hinterholz Hickmann, o projeto atende uma demanda antiga e é a esperança de resolver um problema antigo. “Uma educação tecnológica e avançada depende do uso de equipamentos que precisam de energia elétrica. Nossa esperança agora é de que essa subestação melhore a qualidade da rede elétrica e a gente consiga utilizar os equipamentos que favorecem o aprendizado e o bem-estar dos alunos e dos professores”, destaca a diretora que ao lado da vice-diretora Angélica Treib Ayedo, comemora o avanço.
“É de suma importância para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, um ambiente agradável de estudos. E a subestação veio para melhorar as condições em sala de aula, pois, além de garantir que não aconteçam quedas de energia, as quais possam comprometer o carregamento dos equipamentos de informática, também o uso do ar-condicionado split em todas as salas, permitirá maior conforto aos estudantes”, destaca a diretora da Escola Municipal Cidade Nova, Rosemeri Cecília Beier, que também já acompanha as obras junto ao educandário.
Fonte: AI Prefeitura