Fetag anuncia que governo federal concederá descontos nos financiamentos agrícolas do RS

Depois de 15 pontos com manifestações organizadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), o presidente da entidade anuncia que o Governo Federal sinaliza de forma positiva para conceder descontos nos financiamentos agrícolas aos produtores familiares do estado por conta da estiagem. A medida foi destacada pelo presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.

Confira a pauta apresentada ao Governo Federal:

  • Prorrogar as operações de Pronaf e Pronamp custeio e investimento, vencidas e vincendas aos agricultores que tiveram perdas em sua produção agrícola ou pecuária.
  • Conceder o rebate de 35% nas operações vencidas, vincendas e prorrogadas que não estiverem ampararas pelo Proagro Mais e Seguro Rural de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 pata todos os agricultores que estiverem em municípios com decretação de situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil.
  • Flexibilizar a regra que impede a contratação quando há três acionamentos do Proagro Mais nos últimos 60 meses para a mesma cultura. Pois é necessário permitir que os agricultores oriundos de municípios com situação atípica de estiagem continuada nos últimos 3 anos possam contratar o custeio Pronaf sem prejuízo a recuperação e a segurança da sua lavoura.
  • Fortalecimento dos estoques de milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) e subsídio de 30% para o produtor adquirir o produto nos armazéns credenciados através da Conab.
  • Linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$ 50 mil por mutuário, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30% para a reestruturação produtiva das propriedades.

Últimas notícias

Podcasts