Avançou a criação do conselho de usuários que poderão avaliar e expor suas posições sobre o projeto de duplicação da RSC 287. Na segunda reunião em menos de um mês com o deputado estadual Elton Weber (PSB) e lideranças dos municípios de Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Santa Cruz e Vale do Sol, nesta segunda-feira, 17, o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Maciel Capeluppi garantiu que a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) publica amanhã a criação do Conselho, que terá participação do meio rural.
A presença de um representante do campo no colegiado era uma das reivindicações da comitiva, que cobra ainda posicionamento sobre as sugestões de adequações do projeto para garantir as atividades agrícolas às margens da rodovia, dentre elas vias marginais para o deslocamento do moradores, máquinas e equipamentos agrícolas e construção de cruzamentos através de passagens subterrâneas conectando as vias marginais.
O secretário garantiu a intenção de avaliar as propostas, contudo, explicou que isso depende da apresentação do anteprojeto pela concessionária Sacyr, o que ainda não ocorreu. “Saímos confiantes, pela primeira vez o governo demonstrou compreender a situação dos agricultores e reflexos que a duplicação terá caso não sejam feitos ajustes. Já temos casos em que a obra está prejudicando a atividade econômica, isso é inadmissível”, reforçou Weber.
Capeluppi também prometeu que o governo estadual realizará vistorias das obras no entorno de pedágio de Candelária, um dos trechos já em obras, e afirmou que o Estado criará uma orientação padrão para regularização dos acessos às propriedades rurais. Preocupado com a situação dos agricultores familiares, o deputado deve ir na sexta-feira à região para verificar pessoalmente casos de propriedades já isoladas em função das intervenções iniciais da Sacyr na rodovia. O roteiro inclui Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz, Venâncio Aires e Santa Cruz. (Fonte: AI Rota de Santa Maria)