A 9ª Conferência de Saúde de Venâncio Aires elegeu, na última sexta-feira, 17, 12 representantes para o evento em âmbito estadual. Os delegados eleitos são prestadores de serviços, profissionais da área e usuários da rede pública de saúde que levarão as demandas e propostas do município para Porto Alegre, de 15 a 17 de maio. A iniciativa municipal, no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, contou com cerca de 300 profissionais.
Antes da eleição dos representantes de Venâncio Aires, a Conferência do município debateu o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’. A palestra foi conduzida pela diretora administrativa de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba, Ana Maria Rodrigues. Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, a iniciativa é importante para o envolvimento da comunidade nas pautas do município, de forma a opinar e entender as necessidades do dia a dia.
Na oportunidade, foram discutidas as propostas apresentadas nas pré-conferências e as elaboradas durante o evento. Os participantes debateram assuntos como a atenção primária à saúde, o financiamento do SUS, a formação e educação permanente dos profissionais de saúde e o melhor atendimento à população.
“Acredito que a Conferência atingiu o objetivo, pois, além de uma excelente palestra, pensamos e debatemos políticas importantes que abrangem toda a população. Essas propostas serão levadas para o evento em âmbito estadual e nacional”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pauline Schwarzbold.
Delegados:
Segmento gestor/ prestador de serviço
Titulares: Tiago Quintana, Rosangela Ellert, Alan Fernando da Rosa
Suplentes: Priscila Trindade e Jonas Alan Caríssimi
Segmento profissionais da saúde:
Titulares: Kamilla Borges da Cruz, Marlise Inês Ruppenthal e Adriana Rosa Machado
Suplente: Sandra Algayer e Pauline Schwarzbold
Segmento usuários:
Titulares: Nestor de Azeredo, Adolfo Celoni da Rosa, Carla Dhiel, Alexandro Hertz, Raquel Henckes e Vera Lucia Tuppel
Suplente: Lurdes Dal Bosco
(Fonte: AI Prefeitura)