Como forma de favorecer o abastecimento de água de Venâncio Aires, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anuncia ainda neste semestre entrarão em funcionamento mais dois poços artesianos. Somados, ambos terão capacidade para fornecer até 80 mil litros de água por hora. A medida foi destacada pelo superintendente regional da companhia, José Roberto Epstein, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta terça-feira, dia 7.
O superintentente reforça que está em andamento estudo que indicará novo reservatório e fonte de captação de água para Venâncio Aires. A empresa Nova Engevix faz os estudos de viabilidade técnica. A apresentação do projeto mais adequado para o futuro do abastecimento de água no município pode ser apresentado no segundo semestre.
Entre as novidades que a Corsan está implementado trata da automação das análises e do controle de parâmetros de potabilidade da água. O monitoramento e dosagem de produtos para tratamento da água, que até então era feito manualmente, está passando por automatização. O novo sistema promete garantir controle online, 24 horas, da qualidade da água que sai da Estação de Tratamento (ETA).