Ano a ano o município de Venâncio Aires ostenta pessoas ou entidades que se destacam na cultura. Autores de livros, cantores, compositores, grupos de danças gauchescas e folclóricas, produtores de conteúdo cinematográfico, são alguns dos diversos destaques recentes do município. A medida foi destacada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta terça-feira, dia 14, pelo vereador Elígio Weschenfeler (PSB), mais conhecido por Muchila.
Ele ressaltou que o objetivo é agraciar pessoas, instituições ou entidades por iniciativas relevantes na área da cultura, e ainda, facilitar a divulgação e a valorização do trabalho dos mais diversos artistas da cidade, destacando esses novos talentos e incentivando cada vez mais manifestações culturais com o Projeto de Lei que cria o prêmio ‘Destaque Cultural’.
Segundo a matéria, o prêmio “Destaque Cultural” será entregue anualmente, em sessão solene, agendada o mais próximo possível do dia 5 de novembro de cada ano, data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, instituído pela Lei Federal nº 5.579, de 1970. Ficará a cargo de uma comissão avaliadora, formada por um representante da Secretaria de Cultura e Esportes, um representante da Câmara de Vereadores, um representante de cada órgão da imprensa escrita e falada de Venâncio Aires, um representante da Caciva de Venâncio Aires, escolher uma personalidade, uma entidade ou grupo artístico e um destaque cultural individual nas seguintes áreas: música, dança, cinema, literatura, folclore, artes plásticas, teatro e poesia.
Muchila enfatiza que o projeto busca também fortalecer a identidade Cultural de Venâncio Aires. “Acreditamos no potencial de fazer cultura, que nasce e floresce em nossos munícipes. Além de valorizar as instituições, entidades e pessoas de nosso município, é uma forma de agradecimento pelos serviços prestados no âmbito cultural”, explicou.