A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social promove na terça-feira (14) a 1ª Conferência do Povo de Terreiro de Venâncio Aires. O evento ocorrerá, das 17h às 21h, na Câmara de Vereadores com o tema “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista”.
A iniciativa é aberta ao público que tem vivência em casa de religião de matriz africana. Na oportunidade, serão debatidos os eixos “Intolerância Religiosa”, “Saúde, segurança e economia dentro dos valores de terreiro” e “Entendimento religioso” pela representante do Conselho Estadual do Povo de Terreiro, Iya Olorisa Silvia de Osun.
A conferência é uma realização da Prefeitura de Venâncio Aires em parceria com o Governo do Estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, o evento busca dar visibilidade às demandas das casas de religião do município e a quebra de tabus.
Durante o evento será criado um conselho municipal dos Povos de Terreiro.
IYA OLORISA SILVIA DE OSUN
A Iya Olorisa Silvia de Osun foi iniciada na divindade de origem dos povos Yorùbás e é liderança do primeiro Templo de Candomblé de Santa Maria. A painelista é filiada ao Movimento Negro Unificado (MNU) e compõe a Rede Nacional das Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro). Ela também participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) na Universidade Federal de Santa Maria.