BM e Departamento de Trânsito anunciam fiscalização de motoboys em Venâncio Aires

Será implementada a partir deste mês operação que vai aumentar o número de policiais militares e de agentes de trânsito nas ruas de Venâncio Aires para abordagens a motociclistas. A medida, que atende reivindicação da comunidade, visa combater excessos praticados especialmente por motoboys, condutores que atuam no transporte remunerado de cargas.

As abordagens serão inicialmente educativas e orientativas. Reuniões com a categoria também estão na pauta da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Posteriormente o foco será direcionado a fiscalização com verificação da aptidão profissional.

A medida foi anunciada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, pelo comandante do policiamento da Brigada Militar (BM) de Venâncio Aires, tenente Leandro Altermann, e pelo assessor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Luciano Teixeira.

A ação começa neste mês, mas a iniciativa terá operações diversas ao longo do ano. O trabalho de orientação, com distribuição de material educativo, será diurno e noturno. Todos os meses é intenção criar barreiras em diferentes pontos da cidade. “Temos regras de trânsito que precisam ser seguidas e é justamente o trânsito um dos grandes responsáveis por mortes em nosso município” destacou Altermann.

A operação permanente foi criada pelo excesso de motociclistas que se envolvem em colisões no trânsito de Venâncio Aires. As infrações mais comuns envolvem alta velocidade, trânsito em calçadas e desrespeito ao sinal vermelho de semáforos. Foi ressaltado que eventos recentes contribuíram para desorganizar o setor.

LEGISLAÇÃO

Profissionais que desconhecem as regras, dinâmica e legislação do segmento migraram para a atividade, especialmente, durante a pandemia. Tanto é que em operações anteriores foram flagrados menores de idade ou mesmo não habilitados conduzindo motos para o transporte remunerado de cargas. Em outras situações, por exemplo, foi constatada a ausência de freios nos veículos.

REGULARIZADOS

“Literalmente esses condutores colocam em risco não apenas eles, mas todos os usuários da via”, ressaltou Alternann. Enquanto que Teixeira destacou que a atual estimativa aponta a existência de 200 motofretes em atividade na Capital do Chimarrão, mas menos de 30 estão efetivamente regularizados junto aos órgão de fiscalização e com cadastro atualizado na Prefeitura.

Últimas notícias

Podcasts