Os setores de congelados dos supermercados contarão, a partir de fevereiro, com a opção de hambúrguer vegetal da marca Excelsior. O produto estará disponível em embalagens com duas unidades de 110 gramas cada e é o mais novo item da linha Cozinha Verde, composta também por vegetais (ervilha, couve-flor, brócolis e seleta de legumes). O Burguer 100% Vegetal foi desenvolvido no Food Lab Excelsior e sua criação envolveu pesquisadores da empresa e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O resultado foi um produto com sabor, textura, aparência e suculência semelhantes ao da carne.
O hambúrguer vegetal foi criado para atender a demanda identificada em pesquisas de mercado, que apontaram para um produto à base de plantas, mas que recriasse a experiência sensorial da carne. E, depois de mais de dois anos de estudos e desenvolvimento, foi realizada a apresentação em evento de degustação no Restaurante Gastronômico da Unisc. A medida foi comentada pelo presidente da Excelsior Alimentos, Luiz Carlos Motta Nunes, em entrevista ao podcast ‘A Voz do Empreendedor’, da Terra FM. Disse que a marca conhecida pelos produtos cárneos agora está ampliando sua linha Cozinha Verde com o hambúrguer vegetal, desenvolvido em parceria com a universidade e com fornecedores da região
As primeiras lojas a receberem o lançamento serão supermercados de Santa Cruz e da região Metropolitana gaúcha. Nas semanas seguintes, o Burguer 100% Vegetal passará a ser distribuído para as demais regiões do Rio Grande do Sul e outros estados. Tendo como principais ingredientes proteína de soja, cebola, alho, beterraba, pimenta e alecrim, o hambúrguer vegetal é rico em proteínas, fonte de fibras e não contém colesterol, glúten, conservantes e nem derivados de ovo ou leite. Valorizando a produção local, os ingredientes são adquiridos de produtores e fornecedores regionais.
Para a produção do hambúrguer vegetal, a planta industrial da Excelsior Alimentos recebeu reformulações na infraestrutura, com a implantação de uma célula produtiva totalmente voltada para produtos plant based (baseados em plantas). Houve investimentos em equipamentos para produzir, moldar e embalar o hambúrguer e, dentro da indústria, foi criado um espaço exclusivo e separado das demais plantas, pensado para, no futuro, receber novos produtos da linha Cozinha Verde.
O Food Lab Excelsior foi criado há dois anos e meio e articulado ao Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc). Os estudos e experimentos incluem profissionais e estudantes de diversas áreas, como Nutrição, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Gastronomia, Administração e Marketing. O hambúrguer vegetal foi o primeiro produto desenvolvido pelo Food Lab e ainda em 2023 haverá outros lançamentos da linha Cozinha Verde.
EXCELSIOR
A marca possui produtos que vão desde embutidos à base de carnes e pratos prontos para o consumo, até vegetais congelados, como os itens da linha Cozinha Verde. Entre os itens tradicionais estão linguiças, mortadelas, presuntos, salsichas, patês e queijos. E os lançamentos recentes buscam levar praticidade para o dia a dia das pessoas, como produtos já temperados e diversos outros alimentos de preparo rápido, como pizzas, croissants e burritos.
Em 2022 foi finalizada a modernização da fábrica, conforme projeto iniciado em 2018 com custo total de R$ 60 milhões. Isso possibilitou aumento na capacidade produtiva em 40%, melhora na qualidade de vida dos colaboradores e desenvolvimento de novas linhas de produtos. Com quase 130 anos de história, a indústria santa-cruzense foi criada em março de 1893 e se manteve como empresa familiar durante décadas, porém sempre em constante atualização e lançamentos de novos produtos. Desde 2013, a Excelsior está sob controle acionário da Seara, pertencente ao grupo JBS.