Um caso identificado como sendo de vandalismo deixou mais seis mil clientes associados da cooperativa Certaja sem energia elétrica. No fim de semana uma torre da linha de distribuição na localidade de Cerro do Chileno, no interior de Vale Verde, foi ao chão depois que 64 parafusos terem sido retirados da estrutura. Com a queda uma segunda torre também foi danificada.
Nesta segunda-feira, 30, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, o presidente da Certaja, Renato Martins, anunciou que as medidas legais em relação estão sendo tomadas. O ato de vandalismo foi denunciado na Polícia Civil, mas a cooperativa vai notificar a Secretaria de Segurança Pública do Estado a respeito dos danos causados nas torres de transmissão. Além disso, toda as entidades que representam o setor do cooperativismo no estado e no país tomarão ciência do caso.
De acordo com o presidente, até o momento não há suspeitos. A falta de energia, no fim de semana, afetou cooperados que residem em Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Todos esses municípios são atendidos pela Subestação Vale Verde, inaugurada em outubro do ano passado.
Em nota a Certaja informou que a cooperativa “segue determinada a oferecer o melhor serviço de energia elétrica aos seus mais de 30 mil cooperados e aproveita esse momento para reafirmar que a força do cooperativismo é o que move e faz a Cooperativa cada dia mais forte”.