Os cidadãos que procuram atendimento nas unidades de saúde de Venâncio Aires são atendidos pelo acolhimento, uma modalidade de prestação de serviços implantada pela Secretaria Municipal de Saúde. O método busca atender a todos que procuram os postos. Dessa forma, o enfermeiro escuta o paciente, realiza o atendimento e, se necessário, encaminha para o médico.
A mudança suspende a distribuição de fichas com o objetivo de qualificar o serviço através da humanização, proporcionando maior resolutividade na assistência prestada aos usuários da rede pública. O acolhimento foi implantado de forma gradual, iniciando pela cidade e seguindo pelo interior do município.
“A ficha não dava a garantia de consulta. As pessoas chegavam de madrugada nos postos. Hoje, o paciente pode chegar em qualquer horário que será avaliado pelo enfermeiro e uma consulta será marcada”, explica o coordenador das unidades de saúde, Alan Flores da Rosa.
O método, que é o mesmo adotado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), faz parte da rotina das 20 unidades de saúde há cerca de dois meses, quando foi implantado o serviço no último posto. O acolhimento faz parte da Política Nacional de Humanização. (Fonte: AI Prefeitura)