Sai amanhã no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei nº 15.958 que transfere a classificação do fumo da indústria para a propriedade rural no Rio Grande do Sul. A Lei foi promulgada nesta quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
A expectativa dos fumicultores é que a partir da modificação a negociação de preço do tabaco se torne mais justa e transparente no Estado, com valorização da produção do agricultor, informou o deputado Zé Nunes (PT), nesta quinta-feira, dia 19, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Aprovado na sessão extraordinária realizada em 20 de dezembro, o projeto, de autoria do deputado Zé Nunes (PT), a matéria tramitou durante sete anos na Casa e atende uma antiga reivindicação dos plantadores de tabaco, que se consideram prejudicados pelo sistema de classificação vigente.
“A proposta traz justiça ao processo de comercialização, dando mais sustentabilidade à cadeia do tabaco. Hoje, um lado tem todo o poder, enquanto o outro fica numa situação de extrema vulnerabilidade na hora de vender o seu produto. É essa balança que estamos alterando”, apontou Nunes.
Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, o deputado estadual Elton Weber (PSB) participou do ato de promulgação. “A partir de agora, a determinação está valendo em todo o Estado, inclusive para a safra que está sendo colhida”, festejou Weber, relator da proposição na Comissão de Agricultura e um dos principais articuladores para que a projeto prosperasse.
Ainda esteve presente o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito e lideranças do setor.