O setor de endemias, da Vigilância Sanitária e Ambiental, intensifica os trabalhos de combate à dengue em Venâncio Aires. A equipe tem realizado visitas diárias de orientação, fiscalização de denúncias, monitoramento de armadilhas, além de inspeção em pontos estratégicos. Tudo indica que a infestação de dengue pode ser ainda mais intensa em 2023 do que no ano passado.
A medida vem de alerta feito pelo coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Gabriel Alves, durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta quinta-feira, dia 19. Com o auxílio das armadilhas ovitrampas, instaladas no mês de novembro, é possível monitorar a presença de Aedes aegypti.
Isso poque a ferramenta atrai a fêmea do mosquito e assim é possível saber as regiões da cidade que necessitam de ações mais emergências. A Prefeitura também tem buscado a conscientização da população para que adote hábitos contra o mosquito. A medida visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e frear os casos de dengue.
Prevenção em casa
Elimine materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Lave os recipientes de água dos animais
Evite o cultivo de bromélias. Caso contrário, borrife semanalmente a solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.
Realize o tratamento de piscinas semanalmente