Depois de formar cerca de 520 profissionais em 2022, por meio do Programa Qualifica Venâncio, a Prefeitura anuncia que a nova temporada dos cursos será anunciada no dia 28 de fevereiro. Serão pelo menos 35 cursos a serem ofertados ao longo do ano de forma gratuita.
A oferta dos cursos será voltada à indústria, comércio e serviços. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, nesta quarta-feira, dia 17, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Dentre as novidades, serão disponibilizados três cursos voltados para a área de tecnologia e informação (TI), por meio de uma parceria com o Senac. As aulas vão acontecer no espaço Venâncio Empreendedor, nos turnos da tarde e noite, com duração de seis a sete meses. Os cursos terão duração superior a 200 horas.
As inscrições devem ser realizadas em março e as aulas estão previstas para iniciarem em abril. No turno da tarde será ofertada uma turma com 15 vagas para jovens a partir de 16 anos. No turno da noite serão duas turmas a partir dos 18 anos. As qualificações na área do TI terão um custo estimado de R$ 3,5 mil por aluno.
Os alunos que concluírem os cursos na área de TI poderão atuar em áreas como web designer, desenvolvedor front-end, UI/UX designer e testador de software. Sendo também capaz de analisar, planejar, desenvolver e testar aplicações e serviços web e integrá-los a banco de dados, desenvolvedor back-end, programador full stack, programador python, testador de software, em nível inicial.
Os cursos gratuitos serão anunciados de forma conjunta no final de fevereiro, mas as inscrições serão nos mesmos moldes de 2022. Dentre os requisitos para requerer inscrição é ser morador de Venâncio Aires. As vagas serão preenchidas de forma presencial aos sábados pela manhã. No ano passado foram ofertados 32 cursos. Alguns, para garantir a inscrição na qualificação, aguardaram 36 horas na fila.