Hoje à noite, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta forma a primeira turma do projeto ‘Pré-mirim nas escolas’. As aulas foram ministradas para alunos das turmas de 5° e 6° anos da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, do bairro Coronel Brito. O encerramento ocorre hoje, junto com as festividades de fim de ano da instituição. Ao todo, 19 jovens foram contempladas no projeto.
Com o intuito de divulgar e fomentar a cultura gaúcha, o projeto foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura (Lemic). Nos encontros, conduzidos pelo professor de danças Tiago Scwhengber, foram abordadas temáticas sobre vestimenta, comportamento, disciplina e respeito, além do ensino das danças tradicionais – maçanico e chote carreirinho – que serão apresentadas pelos alunos nesta noite.
Para a patroa da entidade, Cátia Carvalho, o projeto criou visibilidade ao CTG dentro da instituição. “O objetivo principal e inicial foi angariar dançarinos para o CTG, no entanto, o transcurso do projeto demonstrou que as crianças que lá estiveram, mesmo que não venham a dançar no CTG, puderam ter acesso a um elemento cultural e social diferente do que têm normalmente, a dança, a disciplina, o respeito, o saber escutar e a participação com responsabilidade”, diz.