A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Macedo promove, desde o mês de maio, ações voltadas para o envelhecimento saudável. Através do programa ‘Rede Bem Cuidar RS’, do governo do estado, são realizadas visitas domiciliares e oficinas de saúde. No total, 495 idosos residem na área de abrangência da unidade.
A equipe do novo sistema, que atua em conjunto com os profissionais da ESF, realiza avaliações multidimensionais, por meio de visitas domiciliares, acompanhamento familiar e atividades recreativas e educacionais no Grupo de Promoção de Saúde. Conforme a enfermeira e gestora do programa no município, Nilce Gemelli, o trabalho busca ir além do atendimento clínico.
“Não só observamos as questões de medicamentos e da própria saúde do paciente, mas analisamos a parte social também, buscando saber como a pessoa está convivendo na comunidade, se há algum indicativo de violência. Ainda, a equipe se mobiliza para ofertar atividades que trabalham com educação e saúde”, destacou a enfermeira e gestora do sistema no município.
No Grupo de Promoção de Saúde, realizado quinzenalmente nas segundas-feiras, são promovidas oficinas. Na oportunidade, as profissionais trabalham com os idosos as campanhas mensais de conscientização, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, além dos temas solicitados pelos participantes. Também, fazem parte das atividades os jogos para estimular a memória.
Completando as ações, na próxima sexta-feira, 2, às 13h, a equipe promoverá o “Dia do Idoso” aos moradores do Bairro Macedo. A iniciativa ocorrerá no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otto Gustavo Daniel Brands e ofertará aferição de pressão arterial, realização de testes rápidos, avaliação nutricional, orientações sobre os direitos dos idosos, além de atividades físicas e aplicação de auriculoterapia.
Para a implantação do programa Rede Bem Cuidar RS, do governo do estado, a Secretaria Municipal de Saúde precisou adequar o atendimento da ESF Macedo. Com isso, houve contratações de agente de saúde, assistente social e farmacêutica, que trabalham 60h semanais. Além disso, todos os profissionais da unidade receberam capacitação, com objetivo de sensibilizar os servidores e qualificar o atendimento aos idosos.